domingo, 21 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO


Um monge e seu mestre saíram do Templo Budista e caminhavam tranquilamente em direção ao vilarejo a fim de comprarem iguarias para o Templo. Em um determinado local, se depararam com um rio, o mesmo rio que atravessavam sempre. O mesmo não tinha ponte, deveria ser atravessado caminhando entre as águas. Porém, ali se encontrava uma mulher, sem saber o que fazer porque as águas estavam agitadas naquele dia. Uma vez que é de costume, monges não terem contatos com mulheres, o monge perguntou para o mestre: O que fazemos? Como podemos ajudá-la?
O mestre sem exitar, colocou a mulher em seus ombros e começou a atravessar o rio.O monge ficou assustado com o que viu e continuou a travessia. Chegando do outro lado o mestre deixou a mulher, e os dois continuaram a caminhada.
Alguns metros adiante, o monge começou a indagar: Mestre, como pode fazer aquilo? Era uma mulher!!! Não podemos ter contato com mulheres!!! Devíamos tê-la deixado do outro lado para que outra pessoa a ajudasse, não nós!!
E prosseguiu assim até chegarem ao vilarejo. Até que o monge perguntou ao mestre: O senhor não vai dizer nada?
E o mestre respondeu: Eu a deixei lá na margem do rio, porém você a está carregando até agora.


A teoria do Yin e Yang se baseia na simplicidade do equilíbrio. Onde tudo tem seu lado positivo e negativo. Cabe a nós adquirirmos, mantermos, e fazermos o que há sempre de positivo por mais negativo que seja a situação.

Nenhum comentário: