terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A FESTA DO POVO?

"Ziriguidum meu povo,
E estamos nós na avenida de novo."

Nas poucas vezes que estive fora do país, pude perceber a admiração que o mundo tem pelo carnaval brasileiro. Na verdade é o sonho de muita gente, vir para o Rio de Janeiro e curtir estes "momentos mágicos".
O que tem nestes momentos? Lindas mulheres nuas...orgias...muita bebida...sexo à vontade...ééé...tudo de bom né? Quem não gostaria?
Mas será que eles...os gringos entendem o que realmente é o Carnaval? Será que eles têm a mínima noção de como surgiu o carnaval?
Claro que não. Nínguém vai dizer à eles que o carnaval foi criado pela classe POBRE do país...que viviam nos morros, nas favelas, nos subúrbios...isto mesmo...os mesmos morros que eles vêem os tiros razantes dos fuzis AK47 que eles exportaram pra cá.
É claro meu povo....o carnaval gera muitos empregos para muita gente, que muitas vezes infelizmente só possuem esta única fonte de renda. Mas minha pergunta é: Quanto deste lucro MILIONÁRIO que o país recebe nos dias de carnaval chega nas mãos destas pessoas?
NADA!!!
Porque por mais que chegue...é uma parcela tão insignificante que não pode entrar na estatística. Enquanto milhões de dólares chegam nas mãos das grandes empresas hoteleras, grandes empresas de turísmo, empresas aéreas, uma migalha cai nas mãos destas pessoas que realmente FAZEM o carnaval, e que sem elas o mesmo não existiria.
Entendo que todas estas grandes empresas possuem sua história, seus méritos, etc e etc. Mas será que possuem tal consciência do LUCRO que estes filhos de "Dona Maria", "Seu Zé", e tantos outros que vêem seus filhos alvejados diariamente nos morros dão para elas?
Ah sabem....SABEM mas não estão nem aí. Porque sabem que o LUCRO de suas empresas vem da MISÉRIA destas pessoas.
O carnaval era a FESTA DO POVO e hoje o povo se transformou em empregados para fazerem a festa para a FESTA DOS RICOS.
Pois o que seriam estas modelos, ex-realitys, jogadores de futebol, musicos fracassados, etc se não fosse o carnaval?
O cenário do descaso é claro...pois o camarote é caro.
Enquanto estas pessoas batalhadores e guerreiras sangram as mãos, esfolam os pés, sambando na avenida demonstrando o amor à sua escola, o amor à sua comunidade, os cofres dos opressores vão transbordando.
Quantas destas empresas possuem um projeto social nestas comunidades? Quantas destas emissoras ajudam estas comunidades?
E assim o Brasil continuam a fazer o que sabe fazer de melhor desde o seu "descobrimento":
EXPLORAR!


"Este texto é dedicado à todos aqueles pretos e pretas velhas que criaram e fizeram história com o Verdadeiro Carnaval."

Fiquem na paz da justiça...divina.

PAZ e RESISTÊNCIA

Nenhum comentário: